Tenha o acabamento do jeito que você imagina
Tenha o acabamento do jeito que você imagina
Na hora de fazer o acabamento em madeira, surgem dúvidas como quais produtos utilizar e qual proteção você deseja alcançar. Tanto o verniz quanto o Stain possuem a mesma finalidade, mas agem protegendo a madeira de forma diferente. Entenda melhor quando usar cada produto:
 
Verniz
 
Um dos produtos mais utilizados por marceneiros e pessoas adeptas do "faça você mesmo", o verniz age criando uma película de proteção sobre a madeira, criando um acabamento de poro fechado.
No momento da compra, você pode encontrar vernizes à base de solvente ou à base de água. O primeiro necessita ser diluído antes da aplicação para melhores resultados. Além disso, você pode optar entre fosco, acetinado, brilhante ou verniz de alto brilho - isso irá variar do resultado que se quer alcançar.
 
Stain
 
Mais utilizado em ambientes externos, devido à alta resistência à umidade e propriedades fungicidas, o Stain age penetrando na madeira, fazendo assim seu selamento.
A principal vantagem do Stain em relação ao verniz é a questão da manutenção. O Stain pode ser reaplicado por cima da camada antiga, sem precisar de lixamento (como no caso do verniz).
O produto não descasca, mas pode desbotar ao passar do tempo.
© 2016 CASA SOL Materias Para Construção. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.