Essa talvez seja uma das dicas mais importantes. Ao fazer a limpeza é preciso ter alguns materiais que irão facilitar o momento da faxina.
Ao limpar essas superfícies é preciso usar o pano correto, por exemplo, que evitará riscos ou deixá-la com fibras por toda parte, uma boa escolha são panos de algodão e os de microfibra.
Dicas especiais:
Para limpar restos de rejuntes:
Em casos de pós-obra, restos de rejunte podem grudar no piso de cerâmica. Para retirá-los, use saponáceo diluído em água e esfregue com uma esponja dura. Em seguida, aplique vinagre branco diluído em água e deixe agir por alguns minutos antes de esfregar novamente.
Para retirar manchas de pintura e ferrugem:
Faça uma mistura de água sanitária com saponáceo.
Para retirar manchas de sucos, chás e café:
Limpe com detergente e água quente, seguidos de água oxigenada.
Para limpar gordura:
Gorduras podem ser limpas com bicarbonato de sódio diluído em água.
Cuidados extras:
Os pisos de cerâmica podem riscar quando móveis ou metais são arrastados sobre eles. Em muitos casos, o esmalte que reveste o piso é resistente ao atrito, mas mesmo assim pode ficar marcado. O esmalte que torna a cerâmica lisa também é muito parecido com o vidro, por isso ele pode lascar ou trincar caso seja atingido por objetos pontiagudos ou projetados com muita força. Por isso, o ideal é colocar proteção sob os pés da mobília.