Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) as residências situadas no Brasil desperdiça anualmente 14% de energia elétrica produzida no país. Atitudes simples como: desligar aparelhos das tomadas, apagar luzes, usar corretamente aparelhos (maquinas de lavar, ferro de passar) podem colaborar para economizar energia e até mesmo reduzir o valor da conta no final do mês.
Chuveiros elétricos
Limite seu tempo debaixo da água quente, utilize resistências originais, verifique a potência e a voltagem, jamais faça emendas ou adaptações. No período de verão deixe a chave do chuveiro em uma potência menos quente, desta forma você pode economizar até 30% de energia.
Lâmpadas
Sempre dê preferência às lâmpadas fluorescentes, para ajudar a clarear o ambiente pinte as paredes e o teto com cores claras, evite acender lâmpadas durante o dia e use mais iluminação natural.
Geladeira
A instalação deve ser feita em local bem ventilado, evite a proximidade com o fogão, regule o termostato adequadamente, as prateleiras não devem ser forradas, não desligue sua geladeira ou freezer à noite, conserve as serpentinas limpas.
Computadores
Programe o monitor para desligar quando o computador não estiver sendo usado e não deixe os acessórios dele ligados sem necessidade.
Televisão
Não deixe o aparelho ligado se ninguém estiver assistindo, use o “timmer” quando quiser dormir com ela ligada.
Ferro elétrico
Deve ser ligado quando houver muitas roupas para passar, evite usá-lo nos horários em que outros aparelhos estiverem ligados, não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade e siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido.
Ar-condicionado
Procure comprar os modelos que tenham a certificação da Procel, não tape a saída de ar do aparelho e só ligue o ar-condicionado quando estiver no ambiente.
Lavadora
Lave de uma só vez a quantidade máxima de roupa, use a dose certa de sabão para evitar repetir a operação de enxágue e mantenha o filtro da máquina sempre limpo.