REJUNTE PARA CADA PISO.
REJUNTE PARA CADA PISO.
Definir o tipo de rejunte que vai ser aplicado no momento de assentar o revestimento é tão importante quanto a escolha do próprio piso. Fundamental para que o processo de instalação do piso seja bem executado, o rejunte garante que, ao final da obra, você não sofra com descolamento das peças, evite fissuras, infiltrações, mofo ou bolor; além de compensar as irregularidades, o que facilita o alinhamento das placas. Como o rejunte é um produto mais maleável que o porcelanato ou a cerâmica, ele facilita a troca das peças no caso de reforma ou manutenção. Sempre lembrando que a presença de um profissional especializado é fundamental. Mas vamos para os tipos e usabilidade de cada rejunte:

CIMENTÍCIO

Sua composição é cimento, mais agregados minerais. Pigmentos (para acrescentar cor) e aditivos e polímeros (que servem para definir o tipo de exposição que o revestimento vai ter). O rejunte cimentício pode ser instalado no lado interno ou externo da residência ou em áreas molháveis.
Se preferir utilizar o rejunte cimentício em cômodos que recebem água diariamente, escolha um produto de excelente qualidade, que possua aditivo resistente à formação de fungos. Ele é o mais barato e o acabamento fica áspero. Com o rejunte cimentício, a distância recomendada é de 3 a 10 mm entre uma peça e outra.

ACRÍLICO

O rejunte acrílico é composto por resina acrílica, cimento, agregados minerais, pigmentos, aditivos e polímeros.
Tem um acabamento um pouco mais liso e também com preço intermediário. A distância entre as peças, neste caso, baixa para 1 a 3 mm.

EPÓXI

O rejunte epóxi, por sua vez, é um produto bicomponente à base de resina. Possui elevada resistência química e mecânica, além de ser extremamente impermeável e resistente a fungos e manchas.
É o mais resistente, durável e apresenta um acabamento de excelente qualidade. Mas é preciso tomar cuidado com a aplicação do produto, que deve ser um trabalho mais minucioso. Se apresentar rebarba, por exemplo, será necessário trocar o piso afetado. O rejunte epóxi permite uma distância entre um revestimento e outro de menos de 3 mm.

Sugestões para facilitar a escolha do rejunte

SALAS E QUARTOS

Porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro; Rejunte cimentício; Acabamento áspero; Facilidade de limpeza baixa.
As salas e quartos que forem revestidas com pastilhas de metal, inox ou espelhadas devem receber acabamento com rejunte cimentício especial, que possui acabamento áspero e a facilidade da limpeza é menor.


BANHEIRO, LAVANDERIA, COZINHA E GARAGEM

Porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro; Rejunte acrílico; Acabamento liso; Facilidade na limpeza média.

PISCINA E FACHADA

Porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro; Rejunte epóxi; Acabamento liso; Facilidade na limpeza alta.
Rejunte cimentício aditivado; Acabamento áspero; Facilidade de limpeza baixa.

© 2016 CASA SOL Materias Para Construção. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.