Como assentar porcelanatos e cerâmicas
Como assentar porcelanatos e cerâmicas
Você sabe como assentar porcelanatos e cerâmicas? Se você não tem prática com reformas em casa, pode achar que instalar seus próprios revestimentos é uma tarefa impossível. Mas é mais fácil do que parece. Para isso, você só precisa usar as ferramentas adequadas e tomar alguns cuidados no preparo da superfície. Hoje daremos algumas dicas para você evitar problemas que podem surgir se a instalação não for feita corretamente, vem conferir!

Conheça os problemas mais comuns na colocação de porcelanatos e cerâmicas

Assentar um revestimento de porcelanato ou cerâmica não é difícil, mas é preciso tomar alguns cuidados. Isso porque, se a instalação não for feita corretamente, podem acontecer problemas que prejudicam o acabamento final. O mais comum deles é o surgimento de “dentes” na divisão entre as peças - ou seja, quando a ponta de uma das peças fica mais levantada que a outra. Embora isso não prejudique a estrutura do piso ou parede, a aparência não fica tão boa quanto se a superfície estivesse lisa e homogênea.

Como evitar o surgimentos dos dentes?

Antes de colocar o porcelanato ou cerâmica, é preciso fazer uma camada de argamassa na parede ou piso que receberá o revestimento. Mas isso só dará certo se não houverem falhas na estrutura: “Se o assentamento for feito no piso, é importante que o contrapiso esteja bem feito e nivelado. Senão, quando passarmos a argamassa a superfície vai ficar torta”, explicou Fabiano. E ele complementa: “Se a colocação for na parede, o emboço precisa ser bem feito e não ter caroços”. Além disso, ele recomenda usar uma desempenadeira para espalhar bem a argamassa sobre a superfície. Para evitar o surgimento dos dentes ou outros problemas, também é preciso que o revestimento caiba perfeitamente no local onde será instalado. Se for preciso cortar as peças, você deve usar uma serra mármore, que garante um corte preciso mesmo em materiais mais resistentes.


Benefícios dos revestimentos de porcelanato e cerâmica

Se o assentamento dos revestimentos for bem feito, com certeza o resultado será uma superfície homogênea e um ambiente muito elegante. Você pode aproveitar a aparência sofisticada desses materiais em qualquer parte da casa : existem opções para todos os gostos, inclusive modelos estampados, imitando madeira, mármore ou granito.
© 2016 CASA SOL Materias Para Construção. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.