Por que usar os ladrilhos hidráulicos na decoração
Por que usar os ladrilhos hidráulicos na decoração

Ele é retrô, acrescenta cor ao lar e é um acabamento bastante valorizado. Assim é o ladrilho hidráulico, um revestimento que tem conquistado os lares brasileiros por sua beleza, praticidade e versatilidade de uso.

Neste post, conheça mais sobre ele e descubra por que é uma excelente opção para sua decoração. Vamos lá!

Saiba o que é o ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico foi inventado há pouco mais de um século como uma alternativa às pedras naturais.

Sua produção é bastante artesanal, o que confere uma característica única e sofisticada para cada peça. Ele é feito de cimento pigmentado, que é colocado sobre um molde de bronze para formar os desenhos.

Em seguida, ele passa por uma prensa hidráulica, descansa e, depois, fica submergido por 8 horas na água. Por fim, precisa ficar quatro semanas cristalizando, para, então, ser comercializado.

O resultado são peças finais belas e de grossura maior do que as cerâmicas e porcelanatos.

No entanto, sempre fique atento às informações do fabricante, pois alguns pedem uma camada extra de impermeabilização. Principalmente para a utilização em ambiente úmidos e cozinhas, para evitar manchas  de gordura e absorção de umidade.

Conheça as vantagens desse acabamento

Agora que você já sabe o que diferencia a produção dos ladrilhos hidráulicos, confira os benefícios que ele proporciona.

Praticidade

Seja no chão ou nas paredes, os ladrilhos hidráulicos se comportam como as cerâmicas e os porcelanatos: são fáceis de limpar e duráveis.

Outra vantagem é que eles têm uma resistência superior à dos outros pisos, fazendo com que possam ser instalados em áreas de grande circulação sem preocupação com o desgaste.

Dica: uma camada extra de resina confere mais brilho ao acabamento e, caso ele fique opaco, você pode usar uma cera para polir.

Beleza

A beleza dessas peças é um argumento a mais para optar por elas. Por serem feitas de maneira artesanal, seu charme fica por conta das pequenas alterações entre um ladrilho e outro.

Ele traz um toque retrô para o ambiente, podendo ser um elemento de destaque, ditando as cores do cômodo, por exemplo.

Existem peças lisas, outras com relevo e a padronagem em 3D, que é uma tendência em decoração. Para os mais clássicos, os desenhos de arabescos e florais remetem à origem do ladrilho. Já os mais urbanos podem gostar dos geométricos e dos efeitos das peças podo tátil.

Versatilidade

Podem ser usados em todos os espaços da sua casa.

No piso, em corredores, formando um tapete para a mesa de jantar, na parede do balcão da cozinha, no banheiro e, até mesmo, cobrindo uma mesa.

Facilidade para instalar

Os ladrilhos hidráulicos são um pouco mais fáceis de instalar do que outros revestimentos. No entanto, é preciso ficar atento à altura do contrapiso, já que essas peças são mais grossas e precisam de um degrau de cinco centímetros para um bom assentamento.

A distância entre cada ladrilho precisa ser de, no mínimo, 2 milímetros, e é necessário fazer a instalação passando argamassa também na peça, para eliminar qualquer pequena alteração entre os ladrilhos causada pelo processo artesanal de fabricação.

Toque de cor na decoração

Como é um acabamento com um valor um pouco mais alto, uma boa solução é utilizá-lo para dar um toque de cor na decoração.

Formando mosaicos na parede, ele pode valorizar o visual do banheiro, da cozinha e da área gourmet. No chão, pode ser utilizado formando apenas um corredor ou um quadro delimitando áreas da casa e substituindo tapetes.



O ladrilho hidráulico é um ótimo acabamento para valorizar o seu lar.
Gostou das dicas? Vem pra Casa Sol conhecer nossos diversos modelos, aqui você garante um produto de qualidade, a um preço justo!

© 2016 CASA SOL Materias Para Construção. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.