Apesar de ser um revestimento bem antigo, os azulejos foram modernizados e, hoje, são capazes de incrementar a decoração de um ambiente, tornando-o moderno e criativo. Saiba mais sobre as novas tendências da azulejaria lendo o post!
A palavra azulejo tem sua origem no azzelij (ou zuléija), palavras árabes que significam “pequena pedra polida”. Elas eram usadas para designar o mosaico bizantino do Próximo Oriente. No entanto, é comum que algumas pessoas acreditem que a origem do azulejo venha de Portugal devido à grande fama dos “azulejos portugueses”.
O interessante é que a utilização dos azulejos pode ser observada desde a Antiguidade, no período do Egito Antigo, e também pela zona do Mediterrâneo (norte da África e Europa). Após, o oriente islâmico impulsionou a produção desse produto sob influência das porcelanas chinesas.
Dessa forma, o azulejo entrou na Rota da Seda, ficando conhecido em centros artísticos no oriente. Entre o século XII e XVI, a produção foi concentrada na Europa, visto que a permanência islâmica nesse território propiciou a criação de técnicas mais modernas para a produção dos azulejos.
Somente na virada do século XV para o XVI, o azulejo chega a Portugal. Como o país já possuía vasta experiência com a cerâmica, foi possível produzir peças de qualidade, em sua maioria, de cor azul. Atualmente, o azulejo é produzido nos mais diversos países com suas diferenças estéticas. No entanto, Portugal ainda é um local de destaque pela quantidade de produção em azulejos.
Os azulejos são uma tendência na decoração. Isso significa que eles podem ser usados nos mais variados projetos de arquitetura. Saiba quais são as novidades e como utilizar essa peça nos projetos lendo o post!
Como os azulejos são feitos atualmente?
Grande parte da matéria-prima utilizada para produzir a cerâmica está espalhada pela superfície terrestre, sendo os potássicos, a sílica e a argila. Além desses três componentes principais podem ser adicionados aditivos para incrementar o seu processamento ou suas propriedades finais.
Utiliza-se essa mistura para moldar uma peça que, após esse processo, é submetida a uma secagem lenta para que grande parte da água seja evaporada. Esmaltes ou vidrados são uma mistura de matéria-prima aplicada na superfície da cerâmica com o objetivo de formar uma camada vítrea e fina. A finalidade desse processo é aprimorar a estética, melhorar a resistência e tornar a cerâmica impermeável.
Após a aplicação do esmalte, a peça é submetida a altas temperaturas para que ocorra a fusão dos componentes e, assim, se torne rígida e resistente.
Quais são as vantagens da azulejaria?
De modo geral, os azulejos são peças decorativas resistentes à umidade e a manchas. Quando bem cuidados, podem durar toda a vida. Sendo assim, é comum que a sua aplicação seja feita em áreas molhadas, como a cozinha, lavanderia e banheiros.
Outra vantagem é a grande facilidade de limpeza desse tipo de material, o que pode ser feito com produtos simples comprados no supermercado. Assim, não é necessário aplicar nenhum produto específico para garantir o brilho e a impermeabilidade. Além disso a gordura é facilmente retirada com uma mistura de água e sabão, tornando os azulejos boas opções para revestir áreas em que as refeições são preparadas.
Como utilizar a azulejaria nos projetos?
A variedade de azulejos no mercado é impressionante. Existem opções personalizadas, com padrões, lisos, pequenos e grandes e de formas geométricas ou tradicionais. Desse modo, para a decoração, os azulejos são um material extremamente versátil. Sendo assim, eles são aplicáveis em qualquer ambiente. Contudo, deve-se observar a nobreza do material e as suas cores para que o revestimento seja compatível com a área da casa a ser aplicada.
Esse tipo de material pode ser usado para ampliar ambientes (usando-se tons claros), o que é interessante para áreas da residência como a lavanderia e cozinhas pequenas. Em tons mais escuros, a azulejaria é ideal para tornar o ambiente sofisticado. Assim, cores como o preto são ideais para deixar cozinhas de maiores proporções elegantes e até para criar mosaicos com outras cores na sala de estar.
O azulejo português, tradicional peça com fundo branco e desenhos em tons de azul, é outro produto que voltou a aparecer devido a seu uso no vestuário. De forma geral, essa peça é recomendada para espaços de refeição, como a cozinha, áreas de churrasqueira e ambientes gourmet.
Seguindo as tendências da azulejaria, os azulejos de padrão geométrico são ideias para a sala de estar, visto que é possível criar paredes com revestimento moderno. Isso também pode ser aplicado para banheiros, contudo, devem ser preferidos tons mais claros.
E então, entendeu quais são as tendências em azulejaria? Agora você pode utilizar essa peça para deixar as áreas da sua casa mais modernas e ainda usufruir das vantagens dos azulejos. Se você gosta de decoração, nos siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades!