Porcelanato para cozinha: como harmonizar com a decoração
Porcelanato para cozinha: como harmonizar com a decoração
Quando é compacto, o cômodo precisa de uma atenção especial para trazer praticidade sem perder em estilo e sofisticação. Veja nossas dicas de como usar porcelanato nesse espaço!

Quando é compacto, o cômodo precisa de uma atenção especial para trazer praticidade sem perder em estilo e sofisticação. Veja nossas dicas de como usar porcelanato nesse espaço!
 
Quem nunca ouviu dizer que a cozinha é o coração da casa? Independentemente de ser uma cozinha pequena ou ampla, esse costuma ser mesmo o espaço perfeito para socializar — motivo pelo qual o cômodo vem recebendo cada vez mais a atenção dos moradores.
 
Os desafios na hora de elaborar um bom projeto de decoração são crescentes; afinal, os imóveis estão cada vez mais compactos. Para ter uma noção dessa tendência, um recente levantamento feito pelo SECOVI (Sindicato da Habitação de São Paulo) indica que mais de 57% das unidades lançadas na cidade têm área útil inferior a 45m².
 
As cozinhas também têm acompanhado essa onda de redução e estão menores dia após dias. Mas isso não impede que um toque de decoração e um projeto especial façam a diferença para deixar o ambiente compatível com o sonho de qualquer cliente.
 
Com o intuito de trazer boas ideias para as ambientações de cozinhas é que preparamos este artigo. Nele, listamos dicas certeiras para você usar e abusar do porcelanato em cozinha pequena com muito estilo. Confira!

Antes de decorar, defina o estilo da decoração



A cozinha é um espaço de confraternização muito utilizado para receber pessoas queridas. Por isso, além de bonita, deve ser muito confortável.
 
O primeiro passo — e também o mais importante — para decorar a cozinha é respeitar o gosto das pessoas que vão utilizar o espaço. Para tanto, é essencial definir o estilo da decoração.
 
Esta é uma etapa em que a presença do cliente é fundamental. Afinal, serão traçadas as diretrizes básicas para o projeto. Listamos abaixo os principais estilos de decoração para facilitar o seu trabalho junto aos clientes (principalmente com os mais indecisos ou aqueles que não têm nenhuma referência em mente).
 

CLÁSSICO

Esse estilo de decoração remete à arquitetura grega e romana. Muito aplicável a ambientes amplos, o estilo clássico, facilmente adaptado a espaços menores, é marcado por linhas elegantes e requintadas, trazendo um ar de sofisticação. Materiais usuais nesse estilo são o mármore e as madeiras escuras, além de acabamentos em arcos e colunas, com detalhes dourados, prateados ou em tons de ferrugem.
 

RETRÔ

Com seu nascedouro entre as décadas de 1950 e 1970, o estilo retrô é bastante dinâmico, causando um forte impacto visual. Formas geométricas e abstratas são a marca desse estilo, que abusa de cores como amarelo, laranja, azul ou uma mescla do preto com vermelho e branco.
 
O mobiliário retrô é facilmente identificável: móveis baixos e longilíneos, com pernas pontiagudas e cantos arredondados. A famosa Egg Chair, criada pelo designer dinamarquês Arne Jacobsen, é um verdadeiro clássico — bem como o conjunto de mesa e cadeira Tulipa, criado pelo arquiteto e designer finlandês Eero Saarinen.
 

MINIMALISTA

O minimalismo surgiu após a Segunda Guerra Mundial. O estado de “terra arrasada” que tomou conta de várias nações fez com que as pessoas aprendessem a viver (e sobreviver) apenas com o estritamente necessário.
 
Os excessos foram deixados de lado, surgindo um estilo centrado na funcionalidade e na estética. O arquiteto Mies van der Rohe foi um dos grandes nomes do minimalismo.
 
Caracterizada por formas simples e construções com poucas linhas, essa tendência ganhou força no Brasil somente na década de 1980. Cores neutras e tons de cinza e preto dão o toque refinado do “menos é mais”, aliado a poucos móveis e superfícies polidas.
 

MODERNO

O estilo moderno é baseado nos preceitos do minimalismo, sendo funcionalidade e design suas palavras-chave. O excesso de acessórios é evitado, dando-se sempre prioridade a ambientes com poucos móveis.
 
A paleta de cores clássica da decoração moderna abrange tons neutros como branco, bege, cinza e marrom, aliados a mobiliário com layout assimétrico e móveis de linhas retas e simples.
 

RÚSTICO

Inspirado no country, o estilo rústico traz ao ambiente o bucólico clima campestre. Aqui predomina o uso de patchwork e trabalhos artesanais, principalmente em colchas e mantas. Móveis antigos com acabamentos naturais, como vime e palha, formam a marca registrada desse estilo.
 

ROMÂNTICO

O estilo romântico é voltado à criação de ambientes elegantes e confortáveis, fazendo uso de mobiliários curvilíneos e detalhes trabalhados — sendo os formatos redondos e ovais uma importante referência.
 
As cores predominantes são o lilás, o azul e o amarelo. As texturas aveludadas e acolchoadas são muito utilizadas. Ferro e estampas florais também são comuns ao compor ambientes românticos.

Escolha cores de piso que dialoguem bem com espaços pequenos



Agora você já traçou as linhas gerais do seu projeto, definindo o estilo da decoração com o seu cliente. Então, chegou a hora de centrar esforços para escolher o piso ideal.
 
Quando se trata de piso, o porcelanato é praticamente uma unanimidade. Esse tipo de revestimento cerâmico é produzido mediante tratamento térmico que pode alcançar os 1200°C, apresentando baixa porosidade e alta resistência mecânica.
 
Uma das primeiras e principais definições, sem dúvidas, diz respeito à cor. Em ambientes como cozinhas, onde o espaço costuma ser mais compacto, prefira os porcelanatos em tons suaves.
 
Como já mostramos aqui, um piso branco ou bege dá a sensação de amplitude. Além disso, a cozinha com porcelanato branco cria um ambiente mais clean e tranquilo, se combinada com móveis em tons claros.
 
Deixe para trazer modernidade ao cômodo investindo em utensílios e eletrodomésticos diferenciados, com design arrojado. O resultado é sensacional.
© 2016 CASA SOL Materias Para Construção. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.