Cuidados essenciais com piso de madeira
Cuidados essenciais com piso de madeira

1. Evite produtos de limpeza

Os pisos de madeira não suportam produtos de limpeza, em especial os abrasivos. Por isso, tenha cuidado com aqueles que contém álcool, água sanitária, entre outros. Para limpá-los, prefira o sabão neutro e pano úmido.

2. Preserve as áreas de maior circulação

Outro cuidado necessário é de proteger o piso nos locais de maior circulação e insolação. Dessa forma, coloque tapetes nas entradas, debaixo de janelas e locais por onde você e outras pessoas da casa passam várias vezes ao dia. Esses locais podem se desgastar mais rapidamente, fazendo com que seja preciso investir em uma renovação do material antes do esperado. Entretanto, com a utilização de tapetes nessas áreas, você protege o piso, aumentando sua vida útil.
 

3. Evite riscos

Os pisos de madeira estão sujeitos a riscos, fique atento a esse aspecto!

No caso dos móveis, uma solução simples é colocar um pequeno pedaço de feltro nos pés para evitar que, ao arrastar para limpar, por exemplo, causem riscos no chão. Faça o mesmo com cadeiras, mesas e banquetas.
 

4. Tenha cuidado com a umidade

Com exceção daquelas tratadas especificamente para decks e áreas externas, a madeira que você revestirá a sua casa não deve ser submetida à umidade excessiva. Isto é, a água pode danificar o material, além de provocar o aparecimento de fungos e mofo. Portanto, na hora de limpar, evite jogar o líquido diretamente sobre ele e, se acontecer, seque logo em seguida e deixe ventilar bastante.
 

5. Utilize cera e verniz apenas em último caso

As madeiras presentes no mercado já passaram por um tratamento e envernização adequados para sua casa. Portanto, a aplicação de cera é necessária apenas quando ficarem bastante opacas. Nessa situação, use apenas uma camada bem fina de cera transparente. Já o verniz não é recomendado, deixe esse tipo de aplicação apenas para quando for necessária uma renovação completa do seu piso. Nem a cera, nem o verniz são necessários em laminados.

© 2016 CASA SOL Materias Para Construção. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.