Dicas para escolher o piso ideal
Dicas para escolher o piso ideal
Está pensando em reformar sua casa e não sabe como escolher o piso ideal?
Aqui vai algumas dicas para você acertar na escolha.

Piso que não escorrega no banheiro

Por ser um cômodo úmido, é importante que o piso desse ambiente seja antiderrapante para evitar tombos. Uma sugestão da profissional é o porcelanato que não seja polido.



Não existe uma cor ideal para o piso do banheiro

Não há uma cor mais indicada que a outra. Tudo depende do tamanho do ambiente e do que o morador deseja imprimir nesse espaço. Se quiser dar a sensação de amplitude, vale investir em cores mais claras. Caso queira dar mais personalidade ou criar uma atmosfera de aconchego, o preto é indicado. Cores vibrantes, como o roxo e o verde, são muito bem-vindas em lavados e tornam esse cômodo sofisticado e criativo.

Piso da cozinha não pode escorregar e nem pegar muita gordura

Assim como no banheiro, o piso da cozinha não deve ser escorregadio para evitar acidentes. A profissional consultada sugere que ele também não seja tão rugoso para que a gordura vinda do fogão não grude.

Cores e estampas variam conforme a disposição do ambiente

Se você tem uma cozinha aberta para a sala, deve pensar o piso desses dois espaços em conjunto. Nesse caso, pode-se investir em um piso mais colorido. Para cozinhas fechadas e menores, eu aconselho a utilização de cores claras.

Piso da sala deve ser escolhido de acordo com o uso e do que se deseja

Se a sala for ser bastante utilizada, vale a pena investir em um piso de fácil manutenção, como porcelanato ou até um vinílico que imita madeira. Também deve ser avaliado o efeito que você gostaria de imprimir no chão. Se você quiser um espaço mais aconchegante, vale a pena optar por pisos mais quentes como a madeira.

Pisos do quarto devem estar em sintonia com o conforto térmico

É muito gostoso acordar e pisar em um chão quentinho, então, a dica é investir em um piso de madeira ou que imite esse material, como um laminado ou vinílico. Eles vão proporcionar maior conforto térmico.

Separe os pisos de acordo com as portas

Se a sua sala dá para um corredor e, entre esses dois espaços, não há uma separação física (como uma porta), mantenha o mesmo piso. Caso haja uma porta entre os dois, pode-se escolher dois modelos diferentes para cada um dos lugares.

Piso para área externa depende das características do espaço

(se é aberta ou fechada e se é coberta ou não)

Se o espaço for coberto, mas aberto, vale a pena investir em um piso antiderrapante para evitar tombos em dias chuvosos; se for descoberto, sempre deve-se optar pelo antiderrapante; caso a área seja coberta e fechada, deve-se avaliar outro ponto: se ela está próxima de uma churrasqueira, por exemplo. Sempre aconselho a área próxima à churrasqueira ter piso acetinado porque é de fácil manutenção.

© 2016 CASA SOL Materias Para Construção. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.