Diferença entre porcelanato e cerâmica
Diferença entre porcelanato e cerâmica
Muita gente se confunde ao escolher porcelanato ou cerâmica por falta de informações sobre esses materiais. Para começar, a principal diferença entre eles está no processo de fabricação: a cerâmica é composta por 30% de pedra e 70% de argila, enquanto o porcelanato é composto por 30% de argila e 70% de pedras.
 
Ou seja, enquanto as cerâmicas são compostas, geralmente, por 2 a 4 tipos de argila, os porcelanatos podem chegar a apresentar entre 7 a 10 tipos. Existem variações na fabricação, possibilitando a existência de cerâmicas com mais de 4 tipos de argila, por exemplo.
 
Essas variações nas composições garantem qualidades distintas aos materiais, mas ambos podem ser aproveitados em diferentes ambientes.

Principais qualidades do porcelanato



Durabilidade

O porcelanato é recente aqui no Brasil, surgindo apenas na década de 90. Ele veio para cá como um piso italiano feito de materiais nobres, com um meio de fabricação mais elaborado, e caiu no gosto de boa parte da população.
 
Esse processo de fabricação traz resistência mecânica. O porcelanato técnico natural é mais indicado para locais onde passam muitas pessoas todo dia, já que sua base e superfície têm a mesma cor. Assim, caso haja algum desgaste, ele não será visível.
 

Conforto térmico

Especialmente para residências localizadas em regiões quentes, o porcelanato sempre será uma excelente escolha. Isso porque sua superfície apresenta ótimo conforto térmico e dificilmente absorve calor.
 
Tais características contribuem para que os ambientes se mantenham fresquinhos, mas também não impedem que o revestimento seja aproveitado em regiões frias. Nesses casos, a dica é apostar em modelos com cores que remetam ao calor e aconchego.

Principais qualidades da cerâmica


Menor custo

É válido afirmar que a cerâmica está em circulação no Brasil há muito mais tempo, desde a época colonial. O seu processo de fabricação é menos elaborado em comparação ao do porcelanato.
 
A mão de obra para instalação também é mais barata. Dessa forma, o custo de aquisição e instalação das cerâmicas é bem menor do que o gasto com o porcelanato.
 

Modelos estéticos

Outra qualidade que mantém a força da cerâmica no mercado é a sua qualidade estética. É mais fácil encontrar desenhos, estampas e texturas diferenciadas em pisos cerâmicos. Se o seu objetivo é ter uma aparência especial em um cômodo específico da casa, essa provavelmente será a melhor opção.
 
Contudo, se você não gosta de decorações chamativas e prefere um toque mais sutil na sua casa, a cerâmica também pode ser a escolha certa. Existem muitos modelos diferentes, prontos para serem usados em residências de qualquer estilo.
 

Resistência

As cerâmicas apresentam resistência a diversos tipos de problemas. Elas são um material mais difícil de quebrar, por exemplo, dependendo do tipo e da espessura de cada piso.
 
A resistência mecânica também é uma característica das cerâmicas, apesar de ser menor que a do porcelanato. Sendo assim, podemos afirmar que, depois de assentadas, as cerâmicas são peças capazes de resistir a impactos. Só quebram se algo muito pesado cair de uma grande altura.
 
Além disso, devemos destacar a resistência à abrasão, que nada mais é do que o desgaste natural da peça.

© 2016 CASA SOL Materias Para Construção. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.