Tipos de Madeira
Tipos de Madeira
Não só é o design que conta em um projeto de mobiliário. Seja para casa ou escritório, os móveis (planejados ou não) precisam que, dentre os vários tipos de madeira, a opção de material seja muito bem pensada. É necessário que o móvel resista à água? Está nos seus planos que ele passe pelo processo de montagem e desmontagem mais de uma vez? Há algum tempo, os móveis de madeira maciça vêm perdendo lugar para os de chapas de madeira – que, muitas vezes, são batizadas por um combinado de letras que não dizem muita coisa para você, mas que a gente explica. Juntos, eles formam os dois grandes grupos de tipos de madeira para móveis. Para ajudar a eleger o ideal, reunimos aqui os três tipos de madeira mais comuns em fabricação de móveis - e suas vantagens e desvantagens.

Tipos de madeira para móveis: madeira maciça X chapas de madeira

Madeira maciça
 
Móveis de madeira maciça, ou seja, aquela que não passou por nenhum tipo de modificação, costumavam ser muito comuns. Hoje, existe uma questão ecológica envolvida: eles são mais difíceis de serem encontrados porque produzem grande impacto no meio ambiente. Entretanto, optar por madeira maciça para móveis de áreas externas ou que precisam de estrutura para aguentar peso (como sofás ou mesas, por exemplo) é sempre certeiro, já que esse material é bastante resistente (à água e à quantidade de peso). Mas vale lembrar que para ter certeza que o uso é sustentável a opção deve ser por peças de demolição ou certificadas, sempre.
 
Atualmente, o mais normal é que móveis de madeira maciça sejam feitos sob medida e as opções de cor variam muito, das mais claras (como pinus) às mais escuras (como jacarandá). Outra característica importante de ser considerada é: por ser uma matéria-prima natural, madeiras maciças estão sujeitas à dilatação de acordo com o ambiente e as estações do ano. Conforme a umidade varia, o material corre o risco de adquirir rachaduras e frestas. Além disso, na hora da escolha, é preciso pesar a dureza e a resistência do material – que mudam de madeira para madeira –, já que esses dois pontos também determinarão várias características do mobiliário, da durabilidade ao valor, passando pela beleza.

Chapas de madeira
 
Chapas de madeira são, sem dúvida, o tipo de madeira mais utilizado para móveis: principalmente o MDF e o MDP. No geral, são materiais bem parecidos, já que ambos possuem a mesma densidade. A grande diferença é que o MDF (middle density fiberboard) é um painel de fibra, enquanto o MDP (middle density particleboard) é composto por partículas de madeira. Isso quer dizer que, no processo de produção, o MDF é composto por mais material que o MDP. Assim, o MDP é mais barato e mais ecológico, enquanto o MDF é mais resistente, forte e pesado.
 
Algumas outras diferenças: o MDP é mais indicado para móveis de linhas retas porque não permite designs mais trabalhados; já o MDF é mais resistente à usinagem (processo que dá forma ao móvel) e pode ser matéria-prima de móveis com curvas. O MDF, por sua superfície lisa, recebe bem vários tipos de acabamento; enquanto isso, o MDP não possui boa superfície para ganhar uma pintura ou colagem de lâminas de madeira, por exemplo.
 
Importante dizer também que nenhum dos dois é à prova d’água (ou seja, só servem para móveis para interiores e longe do chão de cozinhas e banheiros), mas o MDF é um pouco mais resistente à umidade que o MDP. Em compensação, o MDP segura melhor os parafusos em um possível caso de segunda montagem, já que é mais flexível.

Fonte: Leroy Merlin
© 2016 CASA SOL Materias Para Construção. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.